Angiologia

post title

Área de atuação

A área de atuação da Angiologia e Cirurgia Vascular está dirigida à saúde das artérias, das veias e dos vasos linfáticos fundamentalmente. Como tal, preocupa-se não somente com o diagnóstico e tratamento como com a prevenção das doenças que afligem estes setores.

Artérias: a principal doença arterial é a arteriosclerose e ela se intensifica com a idade. As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade em todo o mundo e a sua prevenção e tratamento prolonga a vida além de lhe dar mais qualidade.

ECODOPPLER DE CARÓTIDAS E VERTEBRAIS
ECODOPPLER DAS ARTERIAS DOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES
ECODOPPLER DAS ARTÉRIAS DO ABDOME – AORTA ILÍACAS E VISCERAIS

Veias:


A doença mais comum do sistema venoso são as varizes.
As tromboflebites ou trombose venosa são as mais perigosas.
As doenças congênitas como hemangiomas ou fístula artério-venosa fazem parte do elenco de atuação da Angiologia e Cirurgia Vascular. São comuns nas crianças e podem também acometer os adultos.

Linfáticos:


A doença mais comum é o linfedema que pode ser congênito ou adquirido. O linfedema adquirido ou secundário ocorre em virtude de surtos de Erisipela ou linfangites geralmente nos membros inferiores, podendo também ocorrer em outras partes do corpo;

Prevenções:


As prevenções para doenças arteriais são feitas a partir da quinta década para as pessoas sadias e aquelas com antecedentes de doenças cardiovasculares.
As doenças venosas geralmente são sintomáticas ou muito aparentes e suas prevenção coincide com a prevenção das doenças tromboembólicas. Pessoas com antecedentes familiares de tromboflebites ou de doenças venosas são candidatas à essas prevenções
As doenças linfáticas requerem tratamento e prevenções a longo prazo.